Notícias Fecomercio

26 de junho de 2019

Hortifrútis e supermercados evitam desperdício de frutas, legumes e verduras e aumentam vendas


Aproveitamento máximo alia praticidade de comidas prontas a alimentos saudáveis que o consumidor vem buscando ao longo dos últimos anos

Supermercados e hortifrútis passaram a investir no aproveitamento integral de frutas, legumes e verduras, chamadas de “FLVs”, a fim de evitar a perda e o desperdício e também de aumentar o faturamento.

Esses produtos são sensíveis, e os estabelecimentos de gênero alimentício precisam lidar com perdas provocadas pelo vencimento ou pela danificação dos alimentos, erros no inventário de estoque e até furto. Estudo da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) estima uma perda média para os supermercados no País de quase 2% do faturamento líquido. O dado é significativo e deve ser considerado para melhor estruturação de políticas internas de gestão.

Pensando nisso, o Sacolão São José, na zona sul da capital, em funcionamento há 20 anos, começou no ano passado a vender frutas, legumes e verduras cortadas em bandejas. A tática consiste em oferecer “mais por menos”. Se o quilo de determinada fruta custa R$ 2,99 inteira, na bandeja o sacolão oferece o dobro do peso do mesmo item em pedaços por apenas R$ 1 mais caro.

Leia a matéria completa aqui.

Voltar para Notícias

parceiros