Notícias Fecomercio

23 de janeiro de 2019

Otimismo do consumidor beneficia empresário que fez boas vendas no Natal


FecomercioSP orienta que, no mês de janeiro, varejistas realizem promoções e liquidações com menos intensidade

O empresário que obteve sucesso nas vendas do Natal pode realizar promoções e liquidações com menos intensidade no mês de janeiro. Isso porque o consumidor tem se mostrado otimista e mais propenso a “ousar”, segundo aponta a Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A análise mostra que a intenção em tomar crédito subiu 29% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação a dezembro, o indicador caiu 7,3% e alcançou os 51,3 pontos em janeiro, contra 55,3 pontos no mês passado. O resultado é baseado na expectativa de crescimento da economia e do emprego, que faz com que o consumidor se mostre interessado em adquirir novos produtos.

O indicador de segurança de crédito que compõe a pesquisa e mede a capacidade do consumidor de pagar dívidas registrou em janeiro a segunda queda seguida (-0,6%) e atingiu os 79,1 pontos. Também com relação a janeiro de 2018, o indicador de segurança foi, em média, 4% menor, o que significa que as famílias viveram, ao longo de 2018, um pouco acima das suas possibilidades. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias

parceiros