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26 de junho de 2019

Pós-venda exige baixo investimento e tem o poder de fidelizar cliente


Empresas relatam como sistema funciona e apontam benefícios

Implementar ou melhorar o serviço de pós-vendas é uma das maneiras mais fáceis de fidelizar o cliente. Isso porque as ações – que exigem baixo investimento – aumentam a confiança do consumidor na marca.

Apesar de o método ser interessante, estudo do Sebrae aponta que 85% das empresas brasileiras nunca mantiveram contato com o consumidor após uma compra. E se o relacionamento pós-venda só é possível se a empresa tiver armazenado os dados dos clientes, a pesquisa mostra outro dado alarmante: 70% dos entrevistados nem sequer possuem essas informações.

A assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) afirma que esse banco de dados é simples de ser feito e tem chances de surtir rápido efeito. A Entidade calcula, por exemplo, que se um estabelecimento que realiza cerca de 20 vendas em um dia mantiver contato com 20% dos clientes, no fim do mês, esse comércio terá 80 clientes cadastrados.

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