Notícias locais

31 de agosto de 2017

Atuação do Sincomercio São Carlos chega a quatro outros municípios


Além de São Carlos, o sindicato trabalha no comércio varejista de Tambaú, Ibaté, Brotas e Guatapará

 

tambau-sp

Localizada a 99 km de São Carlos, SP, o município de Tambaú tem hoje um comércio organizado, por meio do trabalho realizado pelo Sindicato do Comercio Varejista de São Carlos (Sincomercio).

Tambaú, de 23 mil habitantes, é uma das cinco cidades que compõem a base territorial do Sincomercio São Carlos, além de Ibaté (a 12km de São Carlos), Brotas (a 70 km de São Carlos) e Guatapará (a 68km de São Carlos).

Convenções coletivas, que definem horários especiais do comércio, acordos, certificação digital, orientação jurídica são alguns dos serviços que o sindicato oferece para as associações comerciais desses municípios.

Paulo Gullo, presidente do Sincomercio São Carlos, explicou que antes da atuação do sindicato, o comércio dessas cidades estava desorganizado, o que prejudicava o desempenho na área: “Sempre com o intuito de colaborar, nossas negociações, junto às associações e ao sindicato dos funcionários do comércio, têm proporcionado um crescimento ao varejo dessas cidades, fazendo com que as vendas aqueçam a economia local”.

O proprietário da loja de roupas Romania, localizada no centro de Tambaú, Marcos Antonio Chiaperini, destacou que o trabalho do sindicato mudou o cenário do comércio dessa cidade. “O sindicato trouxe ferramentas, serviços e reestruturou a maneira que nosso comércio varejista atuava, facilitando as negociações com os funcionários, oferecendo benefícios a nossos clientes e ajudando nos processos burocráticos, jurídicos e administrativos”.

Além da atuação direta do sindicato, ações do Senac e Sesc são intermediadas pelo Sincomercio nas cidades que compõem sua base territorial. Foi o caso da ida do Circuito Sesc de Artes, por três anos, a Tambaú. A versão 2017 da ação aconteceu no início de maio, na Praça Padre Donizete, e confirmou o sucesso das versões anteriores.

Na ocasião, o prefeito de Tambaú, Roni Donizeti Astorfo (PSD), agradeceu Paulo Gullo por intermediar a ida desse evento para o município e destacou: “Foi a oportunidade para a população de Tambaú ver arte e cultura de forma profissional, já os municípios menores, como nós, muitas vezes não têm essa oportunidade. Eventos como esse também conseguem movimentar nosso comércio e o Sesc está virando tradição na cidade”.

Por meio do Sesc e Senac, duas instituições ligadas ao Sincomercio e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomercio), Paulo Gullo lembra outras conquistas como o investimento de R$ 24 milhões, para ampliação física de cerca de 30% do Senac São Carlos, além da geração de 30 empregos. “Hoje o Senac tem primeiríssima qualidade e forma profissionais de qualidade para o mercado, emprega 185 pessoas de forma direta e mais 115 de forma indireta, oferece hoje 493 títulos em vários setores e agora incorpora outros segmentos como Gastronomia, Moda e Escola de Beleza.”

Presidente do Sindicato do Comércio Varejista há anos, ele destacou ainda outras conquistas como a vinda para São Carlos do ICC (Índice de Confiança do Consumidor) da Fecomercio; do Posto da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo); do programa Via Rápida Empresa; do Certificado Digital; do horário livre do comércio; da restrição à realização de feiras nômades; do horário especial durante datas comemorativas; do horário especial de dezembro e a Convenção Coletiva de Trabalho.

É importante destacar que os horários especiais do comércio são sempre estabelecidos por essa Convenção Coletiva, assinada entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Carlos (Sincomerciários) e divulgada pela Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC). “Para junho, por exemplo, a convenção definiu o horário do comércio de São Carlos para o Dia dos Namorados (comemorado em 12 de junho) no dia 9 de junho (sexta-feira), das 9h às 22h e no dia 10 de junho (sábado), das 9h às 17h. Esses acordos são importante e sempre amplamente discutidos para melhor benefício do comerciante, do comerciário e do cliente”, concluiu o presidente.

Voltar para Notícias