Notícias locais

10 de agosto de 2017

Brotas inicia coleta de pilhas e baterias em parceria com o Sincomercio São Carlos


kit-logistica-reversa-entregue-em-brotas

A Associação Comercial Industrial de Brotas (ACIB) começou, na manhã desta quinta-feira (10), uma campanha de arrecadação de pilhas e baterias portáteis, dentro da campanha do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos (Sincomercio), que integra o sistema de Logística Reversa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).
Brotas, localizada a 70km de São Carlos, é uma das cidades que compõem a base territorial do Sincomercio e, assim como Ibaté e Tambaú, participa da campanha de Logísitica Reversa da Fecomercio, com apoio de sua Prefeitura Municipal.
Serão arrecadadas baterias portáteis, pilhas comuns de zinco – manganês, pilhas alcalinas e pilhas recarregáveis, diretamente na sede da ACIB, localizada à Praça Amador Simões, 110 – Centro, Brotas.
A entrega do kit, composto por uma bombona onde serão armazenados os produtos recolhidos e cartilhas explicativas, foi entregue pelo presidente do Sincomercio São Carlos, Paulo Roberto Gullo à Associação, com a presença do Prefeito Municipal de Brotas, Capitão Modesto Salviatto Filho, do secretário do Meio Ambiente de Brotas, Marcos Antônio Scarabel e do vice-presidente da ACIB, Márcio Guella Diniz e da imprensa.
Na ocasião o prefeito de Brotas, Capitão Modesto Salviatto Filho, destacou a preocupação do município com a questão do meio ambiente. “Estamos preocupados com o meio ambiente e nada melhor do que fazermos parcerias como essa. É uma contribuição importante que tem tudo para dar certo. Lembrando que essa iniciativa não terá custos para a prefeitura e que nos ajudará no programa Selo Verde Azul. Com a conscientização da população, em médio e longo prazo, teremos bons resultados”, explicou.
Já o vice-presidente da ACIB, Márcio Guella Diniz, considerou a campanha o início para uma nova forma da cidade de Brotas pensar o tema meio ambiente. “Agrademos a iniciativa e a parceria do Sincomercio”.
O presidente do Sincomercio São Carlos, Paulo Gullo, lembrou o trabalho realizado pelo sindicato em Brotas e destacou que o sistema de Logística Reversa atende a dois termos de compromisso assinados em 21 de dezembro de 2016, entre Fecomercio SP, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e a Associação Brasileira da Indústria de Elétrica e Eletrônica – ABINEE. “Queremos estender a atuação desse sistema também para outros produtos pós-consumo, como lâmpadas e pneus. Vamos trabalhar para isso”.
Para participar
A Logística Reversa é uma obrigação para os estabelecimentos de todo o País que comercializam pilhas e baterias portáteis, de acordo com a Resolução Conama 401/2008. O comerciante de pilhas e baterias portáteis (ponto de entrega primário) pode descartar quantidades de até 10 kg nos pontos secundários. A partir daí uma empresa especializada fará a retirada desses produtos e promoverá a destinação final ambientalmente adequada.
Para participar, os comerciantes, tanto os que vendem quanto os que não vendem pilhas e baterias, mas querem ajudar o meio ambiente, devem procurar o Sincomercio São Carlos ou a ACIB.
O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos está localizado na Rua Riachuelo, nº 130, Centro, São Carlos – S.P, fone: (16) 3372-5760.
A Associação Comercial Industrial Brotas (ACIB) Praça Amador Simões, 110 – Centro, Brotas – SP, fone: (14) 3653-1238.
(10 de agosto de 2017)

Voltar para Notícias