Notícias locais

9 de agosto de 2017

Logística Reversa: Brotas receberá kit para iniciar coleta de pilhas e baterias


A Associação Comercial Industrial Brotas (ACIB) receberá, na próxima quinta-feira (10), às 9h30, o kit para iniciar a coleta de baterias portáteis, pilhas comuns de zinco – manganês, pilhas alcalinas e pilhas recarregáveis, dentro da campanha do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos (Sincomercio), que integra o sistema de Logística Reversa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).

acib-brotas
Brotas, localizada a 70km de São Carlos, é uma das cidades que compõem a base territorial do Sincomercio e, assim como Ibaté e Tambaú, participa da campanha de Logísitica Reversa da Fecomercio.
O kit, composto por uma bombona onde serão armazenados os produtos recolhidos e cartilhas explicativas, será entregue pelo presidente do Sincomercio São Carlos, Paulo Roberto Gullo, ao presidente da ACIB, César Roberto Lourenção, ao Prefeito Municipal de Brotas, Capitão Modesto Salviatto Filho e ao secretário do Meio Ambiente de Brotas, Marcos Antônio Scarabel, já que a ação tem apoio da Prefeitura Municipal de Brotas.
O sistema atende a dois termos de compromisso assinados em 21 de dezembro de 2016, entre Fecomercio SP, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e a Associação Brasileira da Indústria de Elétrica e Eletrônica – ABINEE.
Comerciantes podem participar
De acordo com a proposta, o comércio que vende pilhas e baterias portáteis deve receber esses produtos pós-consumo de seus clientes e para isso precisa ser um ponto de entrega primário. Com a adesão ao sistema, o Sincomercio São Carlos e as associações comerciais atuarão como ponto de entrega secundário, para receber de seus representantes os produtos recolhidos.
A Logística Reversa é uma obrigação para os estabelecimentos de todo o País que comercializam pilhas e baterias portáteis, de acordo com a Resolução Conama 401/2008. O comerciante de pilhas e baterias portáteis (ponto de entrega primário) pode descartar quantidades de até 10 kg nos pontos secundários. A partir daí uma empresa especializada fará a retirada desses produtos e promoverá a destinação final ambientalmente adequada.
Para participar, os comerciantes, tanto os que vendem quanto os que não vendem pilhas e baterias, mas querem ajudar o meio ambiente, devem procurar o Sincomercio São Carlos ou a ACIB.
O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos está localizado na Rua Riachuelo, nº 130, Centro, São Carlos – S.P, fone: (16) 3372-5760.
A Associação Comercial Industrial Brotas (ACIB) Praça Amador Simões, 110 – Centro, Brotas – SP, fone: (14) 3653-1238.

(9 de agosto de 2017)

Voltar para Notícias