Notícias locais

11 de outubro de 2018

Prefeitura anuncia início das obras do Boulevard da General Osório


Melhoria é uma reivindicação antiga do Sincomercio São Carlos

calcadao

O prefeito de São Carlos, Airton Garcia, anunciou nesta semana o início das obras para transformação do calçadão da rua General Osório em um Boulevard. Segundo o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Antonio Clovis Pinto Ferraz (Coca), as obras devem começar pelo trecho entre as ruas Episcopal e Nove de Julho, na segunda quinzena de outubro e antes do período de natal já devem estar prontas. O segundo trecho vai da Episcopal até Avenida São Carlos e o terceiro será na região da Igreja São Benedito.  “A execução da obra foi liberada pelo Ministério Público que entendeu que essa ação somente diz respeito ao Executivo. Também conversamos com os comerciantes e 98% estão a favor da transformação do calçadão em Boulevard, até porque muitas lojas estão fechando. Entendemos que somente com uma intervenção será possível evitar o esvaziamento do local”, explicou Coca.

A transformação do calçadão em Boulevard é uma proposta antiga do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e da Acisc. Segundo o presidente do Sincomercio, Paulo Roberto Gullo, há mais de 20 anos as entidades buscam essa melhoria. “Essa é uma batalha antiga do comércio. Acompanhamos o fechamento de várias lojas no calçadão e se não for feito algo, com urgência, poderemos perder, em breve, o centro comercial antigo da cidade, porque no atual cenário comercial, não há comércio sem vitrine. Apoiamos a mudança no calçadão, mas que fique claro que ele não deixará de existir. Será adaptado para maior circulação e, assim, se tornará mais atrativo e convidativo tanto durante o dia, quanto a noite, quando poderá receber as pessoas em lanchonetes e bares”.

A abertura do calçadão da rua General Osório, entre as ruas 9 de Julho e José Bonifácio, no Largo São Benedito, foi feita em 1998 quando Paulo Gullo estava como presidente da Acisc, na gestão do prefeito João Octávio Dagnone de Melo.

A proposta atual é abrir a via para a passagem de veículos somente no período da noite. Durante o dia permanecerá fechada, porém com cinco metros de cada lado de Boulevard e mobiliário urbano, proporcionando o uso racional do espaço, eliminando a ociosidade, com maior visibilidade das lojas, melhoria no trânsito, maior segurança e realização de atividades noturnas.

Voltar para Notícias