Notícias locais

24 de novembro de 2017

Programa Mesa Brasil em São Carlos tem apoio do SINCOMERCIO


Em oito meses de atuação na cidade, o programa já conta com 17 doadores, 25 instituições atendidas e 4.226 pessoas beneficiadas

mesa-brasil               todos-mesa-brasil

O Sindicato do Comercio Varejista de São Carlos (Sincomercio), representado por seu vice-presidente, João Vagner Luzzi, participou na noite desta quinta-feira (23), no Sesc São Carlos, do encontro anual do Programa Mesa Brasil, realizado pelo Serviço Social do Comércio desde 1994.  O Sesc São Carlos, com apoio do Sincomercio, iniciou o Programa na cidade no dia 14 de março de 2017.

Durante o encontro, a gerente do Sesc São Carlos, Vilma de Marchi, agradeceu e destacou a importância do apoio do Sincomercio, diretamente por meio do trabalho de seu presidente, Paulo Roberto Gullo. “O apoio do Paulo Gullo, desde o início do programa na cidade, foi essencial. Um sonho que começamos a sonhar juntos e que agora já é uma realidade bem sucedida. Obrigada ao Sincomercio e ao Paulo Gullo”.

Para o presidente, que também é Conselheiro do Sesc, os resultados efetivos alcançados pelo Programa, nestes oito meses em São Carlos, demonstram a importância do trabalho. “Já foram coletadas 100 toneladas de alimentos. Hoje, diariamente, a equipe coleta em média 600 kg de alimentos que seriam descartados e que são distribuídos para as instituições cadastradas. São 17 doadores, 25 instituições atendidas e 4.226 pessoas beneficiadas na cidade, que fazemos questão de agradecer e divulgar os nomes para que sirvam de exemplo para a participação de outros empresários e instituições”. Veja relação abaixo.

Assim como o trabalho nas ruas, coletando e distribuindo alimentos, as ações educativas fazem parte do Mesa Brasil. Nesse sentido o Sesc São Carlos, em parceria com o Senac, promoveu aulas práticas com técnicas culinárias e o aproveitamento integral dos alimentos. Realizadas na cozinha experimental do Senac, as oficinas reuniram  representantes de instituições sociais da região para a preparação de receitas, desde a higienização dos alimentos até a finalização dos pratos. Em média foram atendidos 30 participantes por oficina.

O encontro contou também com a presença do vice-prefeito Giuliano Cardinalli, do Técnico em Desenvolvimento Profissional do Senac São Carlos, Sérgio Ricardo Yaegashi; da coordenadora do programa Mesa Brasil São Paulo, Luciana Gonçalves, da nutricionista Veridiana Blanco Malfetta e sua equipe do Mesa Brasil São Carlos, além de representantes das empresas doadores e das instituições beneficiadas.

O Programa

O Mesa Brasil Sesc é uma experiência pioneira e bem sucedida de combate a fome e ao desperdício de alimentos, alicerçada no processo educativo. Integra empresas, organizações sociais e voluntários em um esforço para evitar que alimentos sejam descartados.

A iniciativa atende 50 municípios paulistas e arrecada 4,3 milhões de quilos de alimentos por ano. Esses alimentos complementam as refeições servidas a 160 mil pessoas atendidas em 900 instituições sociais.

O programa está presente em 16 unidades do Sesc em São Paulo, e desde junho 2017 já arrecadou mais de 54 milhões de quilos de alimentos.

Os alimentos doados são produtos que perderam seu valor comercial, porém ainda estão próprios para consumo, preservando o valor nutricional. São alimentos que apresentam pequenos danos naturais ou fora de padrão, estão muito maduros ou próximos de seu vencimento. Podem ser Hortifrutigranjeiros (legumes, verduras, frutas e ovos); alimentos industrializados / produtos de supermercados (macarrão, açúcar, farinha, queijo, iogurte, suco, hambúrguer, carne etc); pães (salgados e doces sem recheio); carnes, peixes e aves (congelados ou resfriados).

Doadores do Programa Mesa Brasil em São Carlos

1 Alecrim Produtos Integrais

2 Chácara Quinta da Boa Vista

3 Essência do Sabor

4 Duas lojas O Varejão da Fartura

5 Orgânicos São Carlos

6 Quinta da Boa Vista (orgânicos)

7 Sacolão Falarara

8  Sete lojas Supermercados Jaú Serve

9 Tenda Atacado

10 Varejão da Qualidade

Também recebe doações do CECAM (Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil/São Paulo).

Instituições atendidas pelo Mesa Brasil em São Carlos

1       Acorde (trabalha no apoio de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual);

2       APAE São Carlos         (trabalha no apoio de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual);

3       Comunidade Divina Misericórdia (acolhimento de pessoas em situação de rua);

4       Cantinho Fraterno        (casa abrigo para idosos);

5       Casa da Infância Estrela da Manhã (instituição educativa para crianças de 3 a 6 anos);

6       Estância Terapêutica Rei Davi         (clínica terapêutica para adictos);

7       Nave Sal da Terra         (instituição educativa para crianças, jovens e adultos promovendo cultura, esporte e promoção social);

8       Nosso Lar  (instituição educativa para crianças e adolescentes promovendo, lazer, saúde e inicialização a profissionalização);

9       Obras Sociais Francisco Thiesen (instituição educativa para crianças, jovens e adultos);

10     Projeto Madre Cabrini  (instituição educativa para crianças e adolescentes promovendo assistência social);

11     Saber Amar (CT) (clínica terapêutica para adictos);

12     Casa de Passagem – Saber Amar (acolhimento de pessoas em situação de rua);

13     Salesianos São Carlos   (instituição promotora de assistência social para crianças e adolescentes);

14     Santa Casa São Carlos (instituição assistencial, beneficente e hospitalar);

15     Divina Providência (instituição de educação para crianças);

16     Abrigo de Idoso Dona Helena Dornfeld (casa abrigo para idosos);

17     Espaço Dom Luciano M. De Almeida (instituição promotora de assistência social para crianças e adolescentes);

18     Creche Padre Teixeira (instituição de educação para crianças);

19     Creche Aracy Pereira Lopes (instituição de educação para crianças);

20     Centro de Educação e Formação ao Adolescente (instituição de educação para jovens);

21     ONG Espaço Azul (trabalha no apoio de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual);

22     Casa do Caminho Instituição Espírita Cristã (instituição de educação para crianças);

23     Casa do Idoso de Ibaté  (instituição educativa e recreativa para idosos);

24     APAE Ibaté         (trabalha no apoio de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual);

25     Projeto Amigos do Guri         (programa sociocultural, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música e instrumentos).

 

 

Voltar para Notícias