Notícias locais

9 de fevereiro de 2018

SINCOMERCIO SÃO CARLOS e entidades de aprendizagem discutem Programa Aprendiz São Carlos


whatsapp-image-2018-02-08-at-14-36-43

O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) participou, na manhã desta quinta-feira (08.02), no auditório do SENAI São Carlos, de um encontro do Fórum Municipal de Aprendizagem, com a presença de representantes de entidades relacionadas ao aprendizado, como CIEE, SENAC, CATEM, CEFA, SENAI, Centro Paula Souza, Secretaria do Trabalho e Sincomercio, dentro do Fórum Paulista de Aprendizagem Profissional (FOPAP).

Representando o Sincomercio, Antonio Ribeiro, que também é membro do Fórum Estadual (FOPAP), explicou sobre o projeto Aprendiz São Carlos, que se iniciou em 2014, tendo como um dos seus objetivos a criação do Fórum Municipal, que reúne todas as entidades de Aprendizagem. Antonio falou sobre a importância desse fórum e destacou que se encontra aberto um processo que está na Secretaria do Trabalho, para criação de um Projeto de Lei, oficializando o projeto local. “O Fórum Municipal deverá estar ligado ao Fórum Paulista. Sobre a criação do Fórum Regional, vale lembrar que São Carlos é sede da Sub Regional do Trabalho. Discussões sobre aprendizagem seriam muito importantes, além disso, no entorno de nossa cidade temos vários municípios que encaminham aprendizes para São Carlos”.

Com a formalização do Fórum Municipal será possível interagir, junto ao Fórum Paulista, para discussão dos problemas que as entidades enfrentam com a baixa procura por aprendizes pelas empresas, bem como obter informações referente às mudanças na Lei, que envolve a Aprendizagem Profissional.

Antonio Ribeiro solicitou, em nome dos presentes, ao Secretário Bragatto, que a Secretaria do Trabalho desse andamento nos processos, tanto Municipal quanto  Regional, lembrando a realização de uma reunião com o tema, em maio/2017, e que desde então o programa não avançou.

O Secretário disse que irá tomar as providências para que, em pouco tempo, o programa seja oficializado, ressaltando a importância do Poder Pùblico na colaboração para o êxito de programas como esses.

Voltar para Notícias