Notícias locais

1 de julho de 2019

SINCOMERCIO SÃO CARLOS faz parceria com Iguatemi e lojas do shopping começam a coletar pilhas e baterias usadas


sincomercio-iguatemi-coletores

O Shopping Iguatemi São Carlos é o mais novo parceiro do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região em seu sistema de Logística Reversa de Pilhas e Baterias.

Neste fim de semana, o diretor do Sincomercio, Walter José Barros Júnior, esteve no Shopping Iguatemi São Carlos e juntamente com a coordenadora de marketing e atendimento do Shopping, Andressa Bazzo, entregou os primeiros coletores para os estabelecimentos que já aderiram ao sistema.

adf1bfce-5832-45c3-b168-e524a733e723

Andressa Bazzo explicou que muitas lojas demonstraram interesse em participar. “O cliente que passar nos próximos dias pelo Iguatemi São Carlos já poderá descartar pilhas e baterias no Extra, Ri Happy Brinquedos, Riachuelo, Parks & Games, Via Armênia, Polishop, Tip Top, Monte Carlo, Imaginarium, Radical Vest, Sumirê e mais lojas devem, em breve, também receber as caixinhas coletoras”.

Segundo Vinicius Molina, gerente geral do Shopping, devem aderir ao sistema cerca de 30 lojas. “Nós do Iguatemi São Carlos, acreditamos que todos são responsáveis pela preservação do meio-ambiente. Por isso, nos preocupamos em sempre ter e promover atitudes sustentáveis. Para fomentar essa prática, estamos trabalhando em parceria com a Sincomercio  a fim de que nossos lojistas também participem dessa excelente iniciativa, realizando o descarte de pilhas e baterias de forma ecologicamente correta e alinhadas aos valores da companhia”.

O sistema de Logística Reversa, do qual o Sincomercio São Carlos participa, atende a dois termos de compromisso assinados em dez. de 2016, entre a Fecomercio, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Associação Brasileira da Indústria de Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Paulo Roberto Gullo, presidente do Sincomercio e vice-presidente da FecomercioSP, destacou que nesse sentido São Carlos faz parte de um cenário privilegiado. “São Carlos foi a primeira cidade do estado a requisitar a retirada de material dentro desse sistema. Só no primeiro mês de coleta foram cerca de 200kg de pilhas e baterias portáteis recolhidas entre os comerciantes e clientes do comércio, em um trabalho local realizado pelo Sincomercio. A campanha foi estendida, também, para as cidades da base territorial do Sincomercio. As associações comerciais de Ibaté, Brotas e Tambaú são pontos de coleta nessas cidades”.

De acordo com a proposta, o comércio que vende pilhas e baterias portáteis deve receber esses produtos pós-consumo de seus clientes e é chamado de Ponto de Entrega Primário. Com a adesão ao sistema, os sindicatos e associações comerciais são Pontos de Entrega Secundário, que recebem em bombonas específicas o material vindo do Ponto Primário. A partir daí a Abinee faz retirada desses produtos e promove a destinação final ambientalmente adequada.

Para participar basta o comerciante colocar uma caixa ou recipiente em seu estabelecimento comercial e divulgar entre seus clientes a importância da destinação correta das pilhas e baterias. “Quando acumular cerca de 10 quilos, o comerciante deve levar o material no Sincomercio São Carlos (Rua Riachuelo, nº 130, Centro) e descartar em nossa bombona que fica na recepção. Todo o material que chega até o Sindicato, nós garantimos que será reciclado”, concluiu Paulo Gullo.

A adesão do comerciante é digital e está disponível na plataforma de logística reversa da Fecomercio SP: https://www.fecomercio.com.br/projeto-especial/logistica-reversa/pilhas-e-baterias-portateis/comerciante.

sincomercio-iguatemi-entrega

Voltar para Notícias