Notícias locais

14 de outubro de 2019

SINCOMERCIO SÃO CARLOS ganha mural com foto da rua General Osório na década de 1950


Na foto, do acervo da família Zerbetto e tirada por Porceno Marino, aparece o prédio onde hoje é o sindicato

 sincomercio-mural-2

O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e região (Sincomercio) ganhou, na recepção de sua sede na rua Riachuelo, 130, um mural reproduzindo uma foto da parte alta da Rua General Osório na década de 1950. Nele aparece, em uma perspectiva que deve ser do alto da torre da Igreja São Benedito, o prédio onde hoje é o sindicato, além de todo o entorno.

Segundo o presidente do Sincomercio, Paulo Roberto Gullo, a proposta era apresentar uma foto diferente das já tão divulgadas do comércio de antigamente. “A imagem foi garimpada. Queríamos uma foto autêntica e que nos identificasse como entidade envolvida com o comércio de São Carlos desde 1945 e instalada nesse endereço desde 1986”.

sincomercio-mural-1

Foi então que entraram alguns personagens decisivos, o senhor Fernando Antonio Zerbetto e seu filho José Antonio Zerbetto. “Foi do acervo da família Zerbetto que se revelou esta raridade. Uma reprodução em papel fotográfico brilhante no formato 17 x 23cm era tudo que tínhamos. José João, o Alemão, foi quem confirmou a data e a autoria da foto para Porceno Marino. Daí a transformá-la em um adesivo de 2,30 por 3,20m foi um trabalho que envolveu tecnologia, investimento e paciência”, contou Paulo GulloO mural ainda traz a logomarca do Sincomercio e a frase de José Antonio Zerbetto, que bem define a proposta do projeto: “A fotografia deste mural retrata o momento passado e resgata no presente recordações e memórias de cenas e fatos que marcaram uma época, dignificando, através da história a memória do comércio e do povo são-carlense, pois sem memória não somos dignos de história” (J.A.Zerbetto).

 O mural pode ser visitado durante o horário de funcionamento do Sincomercio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Riachuelo, 130, onde também funcionam o Posto Regional Oficial da Junta Comercial do Estado de São Paulo e, em parceria com o Sescon SP, o serviço de Certificado Digital Serasa Experian.

“Queremos que cada um que entre em nossa casa, a partir de agora, leve um pouco dessa memória para suas vidas. Um projeto lindo que estamos muito felizes em compartilhar”, finalizou o presidente Paulo Gullo.

Voltar para Notícias