Notícias locais

7 de dezembro de 2017

SINCOMERCIO SÃO CARLOS participa de evento do Fórum Paulista de Aprendizagem


“Manifesto em Defesa da Socioaprendizagem” pode ser assinado no link: https://redecidadasite.typeform.com/to/jA3vPp

tonhinho-congresso-2

tonhinho-congresso-1

O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos (Sincomercio), representado por seu diretor Antonio Ribeiro, participou nesta semana da reunião Plenária do Fórum Paulista de Aprendizagem (FOPAP), realizado na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo (SRTE-SP), na capital paulista.

Após encontro preliminar da Coordenação Colegiada do FOPAP, com técnicos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), no dia 28 de novembro, sobre os “Impactos previstos para o mercado de trabalho (especialmente quanto ao segmento juvenil) da disseminação das novas políticas de Terceirização e Reforma Trabalhista”, o tema foi apresentado para discussão no Fórum.

O diretor Antonio Ribeiro destacou que a participação do Sincomercio nesse Fórum é de suma importância, pois discute questões de legislação sobre aprendizagem no estado de São Paulo. “Minha participação ocorre desde o lançamento do projeto Aprendiz São Carlos 2014, época em que estava na administração municipal, ocasião em que chamou a atenção do Ministério do Trabalho o qual nos indicou para o Fórum”.

As discussões que são realizadas a nível estadual são trazidas e adaptadas à realidade do município, por meio das entidades formadoras de aprendizagem locais. São Carlos, desde 2014, conta com um Fórum municipal, constituído dessas entidades, Superintendência Regional do Trabalho, poder público e representantes patronais e de funcionários.

Segundo o Coordenador da Secretaria Executiva do FOPAP, Atilio Machado Peppe, a proposta do encontro foi a de suscitar a possibilidade de incentivar os membros das instituições de formação de Aprendizes Profissionais a participar de cursos do DIEESE. “Tendo em vista a discussão e difusão do “Manifesto em Defesa da Socioaprendizagem”, a coordenação do FOPAP propôs, juntamente com a Coordenação Colegiada do FOPAP, o aprofundamento crítico desse debate suscitado no âmbito da Comissão de Educação da Câmara Federal, bem como a manifestação oficial destas Plenária FOPAP, tendo em vista nosso alinhamento com as preocupações e propostas que vêm sendo manifestadas pela maioria dos fóruns estaduais e demais protagonistas de Aprendizagem do país”, explicou.

“Dentro os principais assuntos do Fórum está, sem dúvida, o ‘Manifesto em Defesa da Socioaprendizagem’, no qual além das entidades, qualquer pessoa física pode colaborar assinando o manifesto por meio do link:  https://redecidadasite.typeform.com/to/jA3vPp”, sugeriu e concluiu Antonio Ribeiro.

Voltar para Notícias