Notícias locais

6 de agosto de 2018

Vendas do varejo paulista devem crescer de 3% a 4% em agosto, mês do Dia dos Pais


Segundo a Fecomercio SP, em dados divulgados pelo Sincomercio São Carlos, apesar do menor apelo em relação a outras datas comemorativas, empresário deve aproveitar a ocasião para ajustar os estoques

 

dia-dos-pais

O comércio varejista no Estado de São Paulo deve crescer de 3 a 4% em agosto em comparação ao mesmo período de 2017. No mês que é comemorado o Dia dos Pais, o faturamento real do setor pode atingir R$ 55,5 bilhões, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em dados divulgados pelo Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, a data tende a movimentar setores específicos do varejo. As lojas de vestuário, tecidos e calçados, por exemplo, tendem a ser as mais procuradas para a compra do presente, mas devem apresentar ligeira queda de 2% nas vendas em relação a agosto de 2017. Essa é a única atividade com projeção negativa para o mês.

Em contrapartida, os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (20%) e de lojas de móveis e decoração (11%) devem apontar as maiores taxas de crescimento na mesma base comparativa.

Segundo a FecomercioSP, o Dia dos Pais tende a ser uma data com volume de vendas bem inferior a outras, como Dia das Mães e Natal. Além disso, agosto é um dos meses mais fracos para o varejo no segundo semestre. Outro fator a ser considerado é a sazonalidade, já que, tradicionalmente, as vendas do setor de vestuário caem em relação ao mês de julho.

Por fim, agosto é o mês subsequente às férias, quando as famílias gastaram com viagens ou qualquer outro tipo de recreação ou atividade, o que implica redução da capacidade de consumo.

Diante desse cenário, e considerando que as famílias estão reduzindo sua intenção de consumo em razão das incertezas em torno da economia brasileira, a Federação recomenda que o empresário do comércio varejista aproveite a data para ajustar os possíveis excessos de mercadorias em seus estoques por meio de promoções, facilitando as formas de pagamento. Ações nas redes sociais, iniciativas de fidelização, entre outras políticas, também podem ser utilizadas para atrair o consumidor.

Horário especial em São Carlos

O Dia dos Pais (comemorado em 12 de agosto) é uma das melhores datas de vendas no comércio varejista. Para atender aos clientes nessa data, o comércio de São Carlos terá horário especial de funcionamento, estabelecido em convenção coletiva, realizada entre o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio São Carlos e Região (Sincomerciários).

Em agosto, o comércio terá horário especial no dia 10 (sexta-feira), até às 22h e no dia 11 (sábado – véspera do Dia dos Pais), das 9h às 17h.

 

fonte: www.fecomercio.com.br/noticia/vendas-do-varejo-paulista-devem-crescer-4-em-agosto-mes-do-dia-dos-pais-projeta-fecomerciosp-1

Voltar para Notícias