Notícias locais
20 de setembro de 2017Duzentos quilos de pilhas e baterias: São Carlos é 1ª cidade a requisitar retirada de material pelo sistema de Logística Reversa da FecomercioSP
O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos (Sincomercio) recebeu, no último mês, representantes da empresa que presta serviço para a Associação Brasileira da Indústria de Elétrica e Eletrônica (ABINEE) para realizar a primeira retirada de pilhas e baterias pós-consumo, que começaram a ser recolhidas pelo sindicato no dia 23 de julho de 2017.
São Carlos foi a primeira cidade a requisitar a retirada do material pelo sistema de Logística Reversa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Paulo Roberto Gullo, presidente do Sincomercio São Carlos, lembra que a campanha foi estendida às cidades da base territorial do sindicato – Ibaté, Brotas e Tambaú, onde, em breve, também deverão ser feitas as retiradas.
Nesta primeira retirada em São Carlos, foram cerca de 200 quilos de pilhas e baterias portáteis recolhidas entre os comerciantes e clientes do comércio de São Carlos. “Além do material que recolhemos na sede do sindicato, por intermédio dos comerciantes e clientes, recebemos também uma quantidade considerável de pilhas e baterias do Condomínio Parque Faber I, material que havia sido recolhido, mas não tinha para onde ser encaminhado. A partir de agora, os moradores poderão descartar esses materiais em estabelecimentos comerciais na cidade, que já estão participando da campanha”, explica o diretor do Sincomercio São Carlos, Antonio Ribeiro, que acompanhou a retirada dos produtos.
O sistema, do qual o Sincomercio está participando, atende a dois termos de compromisso assinados em 21 de dezembro de 2016, entre a FecomercioSP, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a ABINEE.
A Logística Reversa é uma obrigação para os estabelecimentos de todo o País que comercializam pilhas e baterias portáteis, de acordo com a Resolução Conama 401/2008, mas qualquer estabelecimento pode participar como ponto de coleta. Paulo Gullo ressalta que, para participar, basta colocar uma caixa ou recipiente em seu estabelecimento comercial e divulgar entre seus clientes a importância da destinação correta desses produtos. “Quando acumular cerca de 10 quilos, o comerciante deve levar o material no Sincomercio São Carlos (Rua Riachuelo, nº 130, Centro). A partir daí, a empresa especializada fará a retirada e promoverá a destinação final ambientalmente adequada”, conclui.
Acesse o Portal de Logística Reversa da FecomercioSP aqui e veja informações detalhadas sobre o tema.
http://bit.ly/2jNlMuf
(Arte: TUTU/Sincomercio São Carlos)
Voltar para Notícias