Notícias locais

13 de julho de 2021

Ação emergencial do Mesa Brasil ganha força com apoio de vários Sincomercios


Seguindo o exemplo do Sincomercio São Carlos, campanha contra a fome do Sesc e Senac recebe apoio de outros Sindicatos do Comércio Varejista, como de São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Pirassununga

A CAMPANHA AÇÃO URGENTE CONTRA FOME arrecada alimentos não perecíveis e atualmente as pessoas podem levar suas doações nas 40 unidades do Sesc e 63 unidades educacionais do Senac no estado de São Paulo.

Em São Carlos a campanha conta desde o início com o apoio do Sincomercio e Senac São Carlos, como pontos de arrecadação. Em uma iniciativa de seu presidente, Paulo Roberto Gullo, o Sincomercio São Carlos também foi incentivador da ação envolvendo os demais Sindicatos do Comércio Varejista da região. Sua ação na cidade, com divulgação e envolvimento de redes de supermercados locais, resultou em um aumento na arrecadação de alimentos, que são destinados integralmente ao programa Mesa Brasil e distribuídos às instituições cadastradas.

paulo gullo presidente sincomercio

Na região central, neste mês de junho a ação se expandiu: o Sindicato do Comércio Varejista de Pirassununga é ponto de arrecadação e todos os esforços estão voltados para a divulgação ampla para que as doações possam chegar com a brevidade necessária às entidades sociais no município; em São João da Boa Vista o Sindicato do Comércio Varejista e o Senac da cidade uniram forças e a arrecadação está acontecendo na sede deste último; na cidade de São José do Rio Pardo o Sindicato do Comércio Varejista é ponto de arrecadação e na última semana instalou, em conjunto com o Fundo Social, mais cinco pontos de arrecadação em supermercados.

Aos que se dirigirem aos pontos de arrecadação para deixar a sua contribuição, a orientação é que esse deslocamento seja realizado dentro dos protocolos de controle de transmissão vigentes, observando-se o uso correto da máscara de proteção facial e álcool em gel para higienização pessoal, em atendimento à necessária limitação da circulação de pessoas nesse período.

Campanha Ação urgente contra a fome – levando o alimento até a mesa

Nesses primeiros dois meses da campanha, que teve início em 11 de maio, a solidariedade individual de inúmeras pessoas da cidade agregou mais de 800 quilos de alimentos e produtos de limpeza às entregas feitas pelo Programa Mesa Brasil de São Carlos em instituições. Esses alimentos foram destinados para 11 instituições sociais de São Carlos cadastradas no programa Mesa Brasil: Comunidade Missionária Divina Misericórdia (CMDM), Paróquia São João Batista, Creche Aracy Pereira Lopes, Grupo da Fraternidade Irmão Batuíra, Clínica Terapêutica Saber Amar, Creche Ceja, Templo Raio de Sol, Projeto Cor Ação, Sociedade São Vicente de Paulo, Pastoral da Criança e Acorde, possibilitando a complementação de cestas básicas para aproximadamente 400 famílias.

Os alimentos mais doados foram: arroz, feijão, macarrão, molho de tomate, farinha de trigo, leite, óleo de soja, fubá e sardinha em conserva. Entre os produtos de higiene e limpeza recebidos constavam: detergente, água sanitária, esponja de limpeza, creme dental, álcool 70, sabonete, sabão em pó e papel higiênico.

Vale lembrar que a CAMPANHA AÇÃO URGENTE CONTRA FOME continua e ainda é muito necessária. Atualmente, 19 milhões de pessoas no Brasil não têm o que comer. O Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), indica ainda que mais da metade dos domicílios no país enfrentou algum grau de insegurança alimentar no fim de 2020.

Muitas famílias continuam em dificuldades e a mobilização social é uma das formas de agir de maneira urgente para amenizar essa situação. Se puder, doe!

Onde Doar

Os pontos de coleta são:

EM SÃO CARLOS

SESC

Terça a sexta, das 8h às 18h

Sábados, das 8h às 12h

Avenida Com. Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni

Sindicato do Comércio Varejista

Segunda a sexta, das 8h às 17h

Rua Riachuelo, nº 130 – Centro

SENAC

Terça a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Rua Episcopal, 700 – Centro

EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA

SENAC

Terça a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Rua São João, 204 – Centro

EM SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

Sindicato do Comércio Varejista

Segunda a sexta, das 8h às 17h

Rua Curupaiti, 88 – Centro

EM PIRASSUNUNGA

Sindicato Comércio Varejista

Segunda a sexta, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h30

Ladeira Padre Felipe, 2285 – Centro

Programa Mesa Brasil

Criado pela instituição há 26 anos e que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta, visa suprir as necessidades básicas de quem se vê em situação crítica de insegurança alimentar, e ter o que comer se torna uma preocupação diária.

Paralelamente à CAMPANHA AÇÃO URGENTE CONTRA FOME, esse programa que é uma rede de solidariedade que une empresas doadoras e instituições sociais cadastradas segue suas atividades contribuindo para a diminuição do desperdício de alimentos.

Hoje, 19 unidades do Sesc no estado – na capital, interior e litoral – operam o Mesa Brasil, atendendo mais de 120.000 famílias cadastradas nas instituições sociais parceiras do

Programa. As equipes responsáveis pela coleta e entrega diária de alimentos foram especialmente capacitadas para os protocolos de prevenção à Covid-19, com todas as informações e equipamentos de proteção individuais e coletivos necessários para evitar o contágio.

 

Voltar para Notícias