Notícias locais

21 de agosto de 2017

Comércio de Tambaú começa a coletar pilhas e baterias em campanha do Sincomercio São Carlos


tambau-romania-estreia-bombonaA cidade de Tambaú (SP), a 99 km de São Carlos, começou nesta segunda-feira (21), a coleta de pilhas e baterias portáteis, dentro da campanha do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos (Sincomercio), que integra o sistema de Logística Reversa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).

Por meio do sistema são recolhidas baterias portáteis, pilhas comuns de zinco – manganês, pilhas alcalinas e pilhas recarregáveis, que em Tambaú podem ser descartadas na Loja Romania (à rua Dr. Alfredo Guedes, 170, Centro, Tambaú – SP).

A entrega do kit para iniciar a coleta, composto por uma bombona para o armazenamento dos produtos recolhidos e cartilhas explicativas, foi entregue pelo presidente do Sincomercio São Carlos, Paulo Roberto Gullo ao empresário, Marcos Antonio Chiaperini e ao Prefeito Municipal de Tambaú, Roni Donizetti Astorfo, já que a campanha tem o apoio da Prefeitura.

O Prefeito de Tambaú, Roni Donizetti Astorfo, destacou a importância da parceria entre o município e o Sincomercio. “Essa iniciativa vem somar o trabalho que já fazemos em Tambaú na área do meio ambiente. Irá abrir novas possibilidades, oferecendo mais um lugar onde se pode descartar de forma correta pilhas e baterias, facilitando a participação e a colaboração de todos”.

Marcos Antonio Chiaperini, empresário da Loja Romania que será ponto secundário de arrecadação dos produtos, destacou que a cidade só tem a ganhar com essa parceria, com benefícios para todos. “Estamos gratos em poder colaborar e queremos agora que outros comerciantes também participem. Minha equipe já está preparada e faremos uma divulgação para que outras lojas de Tambaú também comecem a recolher”.

Para participar, os comerciantes, tanto os que vendem quanto os que não vendem pilhas e baterias, mas querem ajudar o meio ambiente, devem procurar a Loja Romania, em Tambaú, ou o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos, na Rua Riachuelo, nº 130, Centro, São Carlos – S.P,  fone: (16) 3372-5760.

A Logística Reversa é uma obrigação para os estabelecimentos de todo o País que comercializam pilhas e baterias portáteis, de acordo com a Resolução Conama 401/2008 e o presidente do Sincomercio, Paulo Roberto Gullo, lembrou que além de São Carlos agora as cidades da base territorial de sindicato, Ibaté, Brotas e Tambaú, também estão participando do sistema. “O comerciante de pilhas e baterias portáteis (ponto de entrega primário) pode descartar quantidades de até 10 kg nos pontos secundários, que em Tambaú será a Loja Romania. A partir daí uma empresa especializada fará a retirada desses produtos e promoverá a destinação final ambientalmente adequada”, explicou.

O sistema de Logística Reversa atende a dois termos de compromisso assinados em 21 de dezembro de 2016, entre Fecomercio SP, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e a Associação Brasileira da Indústria de Elétrica e Eletrônica – ABINEE.

Voltar para Notícias