Notícias locais
11 de junho de 2024DIA DOS NAMORADOS: vendas do varejo na região de Araraquara devem exibir alta de 8,1%
As perspectivas de vendas para o Dia dos Namorados, na região de Araraquara, na qual pertence a cidade de São Carlos, são positivas. No mês de junho, o faturamento dos cinco segmentos varejistas mais impactados pela data deve crescer 8,1% e atingir R$ 1,9 bilhão, o que representa R$ 139,5 milhões a mais em relação ao mesmo período de 2023, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com divulgação do Sincomercio São Carlos.
Dentre as cinco atividades selecionadas, três devem apresentar crescimento no mês do Dia dos Namorados, uma das datas comemorativas mais importantes do ano, com destaque para as que comercializam bens essenciais. O faturamento das farmácias e perfumarias, que vendem alguns dos itens mais procurados para a data, como perfumes, cosméticos e produtos de beleza em geral, deve crescer 8,8%. No caso dos supermercados — que contam com a maior receita entre as atividades varejistas e podem se beneficiar dos casais que optam por celebrar a ocasião em casa, de forma mais íntima e pessoal —, as vendas devem avançar 7,7%.
O faturamento das lojas de vestuário, tecidos e calçados, que também oferecem alguns dos itens mais procurados para a data, devem exibir a maior taxa de crescimento em relação a junho do ano passado, de 20,1%. Por outro lado, a previsão é de que as lojas de móveis e decoração apontem queda superior a 20%. Aqui é importante destacar que se trata da atividade de menor faturamento, por isso, é comum variações significativas entre os meses, para cima ou para baixo.
Por fim, a expectativa para o segmento de eletrônicos, eletrodomésticos e lojas de departamentos é de queda de 4,7%, mas vale ressaltar a base forte de comparação já em 2023, quando houve crescimento de cerca de 16%. Os itens mais buscados para presentear devem ser os celulares.
Na visão da FecomercioSP, de maneira geral, o crescimento de 8,1% reflete uma atividade econômica aquecida na região. A menor pressão inflacionária, a geração de empregos com carteira assinada, o ciclo de redução das taxas de juros, entre outros fatores, estimulou o consumo na região, tanto que o varejo atingiu o maior faturamento da história no ano passado, e os resultados das vendas de junho tendem a ser positivos.
Sobre a FecomercioSP
Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.
Voltar para Notícias