Notícias locais

6 de agosto de 2025

DIA DOS PAIS: VENDAS DEVEM CRESCER 15,1% NA REGIÃO DE ARARAQUARA


As lojas de vestuário, tecidos e calçados, que comercializam os itens preferidos na hora de presentear devem estimular as vendas do setor, segundo projeções da FecomercioSP. Divulgação do Sincomercio São Carlos
Os segmentos varejistas mais sensíveis ao Dia dos Pais devem faturar
R$ 959,7 milhões em agosto na região de Araraquara, da qual pertence a cidade de São Carlos, um crescimento de 15,1% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com as projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com divulgação do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio São Carlos). Se as estimativas forem confirmadas, serão R$ 125,8 milhões a mais em receitas em comparação com agosto de 2024.
Usualmente, três atividades são mais impactadas pela data. A projeção é que as lojas de vestuário, tecidos e calçados liderem a expansão nas vendas, com alta superior a 20%. Esse resultado provavelmente está relacionado com a chegada de uma grande loja na região, seja de comércio físico, seja de eletrônico. O segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos deve exibir alta de 9,9%, um excelente desempenho, já que por comercializar bens duráveis — cujo comércio normalmente é dependente de crédito e do comprometimento da renda por vários meses —, períodos de juros elevados como o atual acabam desestimulando a compra. Por fim, a expectativa é que o faturamento das farmácias e perfumarias avance 6% em relação a agosto do ano passado.
Na visão da FecomercioSP, por abrir o calendário de datas comemorativas do segundo semestre, o Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para que o comércio varejista possa avaliar e ajustar estratégias. De um lado, o varejo começa a sentir os efeitos do ciclo de alta da taxa básica de juros. De outro, segue sendo estimulado pelo mercado de trabalho aquecido. Nesse contexto, a data pode ser considerada um “termômetro” de como serão as vendas no resto do ano. São informações importantes para que o empresário possa planejar melhor as compras, os estoques e o quadro de colaboradores, entre outros pontos relevantes para a operação.

Voltar para Notícias