Notícias locais

16 de maio de 2023

EM DEFESA DO SESC E SENAC - Por Paulo Roberto Gullo


Falo hoje como conselheiro efetivo do Sesc SP e como presidente do Sincomercio São Carlos. Estamos todos nos mobilizando em defesa do Sesc e Senac Senac, junto aos empresários do comércio e comerciários, para tentar barrar a aprovação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, que pretende repassar parte da arrecadação destinada a estas Instituições para financiar as atividades da Embratur na promoção internacional do turismo do Brasil.

O PLV 09/2023 tramita neste momento no Senado Federal, e está pautada para discussão e votação amanhã (17). Para hoje (16), estão manifestação em vários Estados. A parte que preocupa os defensores do Sistema S está nos artigos 11 e 12, onde consta que 5% dos recursos das contribuições sociais serão destinadas pelas empresas do setor terciário.

Os números, caso a PLV seja aprovada, assustam. A redução do orçamento pode acarretar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras e mais de R$ 260 milhões deixariam de ser investidos em atendimentos gratuitos.

No caso do Sesc, seriam fechadas 36 unidades, com corte de 1.994 empregos, e haveria redução de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo premiado Programa Mesa Brasil Sesc.

No caso do Senac, o desvio seria responsável pelo fechamento de 29 centros de formação profissional, encerramento de 31.115 mil matrículas gratuitas e mais de 7 milhões de horas-aula de cursos reduzidas. Além da demissão de 1.623 pessoas e do fim de 23 laboratórios de formação específica para a área do Turismo.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que administra o Sesc e o Senac, se mobiliza desde o dia 2 de maio contra a situação por meio de um abaixo-assinado. Ao acessar o portal do Sesc, sescsp.org.br, você terá acesso a uma mensagem de destaque que apela contra o corte e fornece o link direto para a assinatura da petição.

Basta entrar e assinar para nos ajudar!

 

Paulo Roberto Gullo é o atual presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos, Conselheiro Efetivo do SescSP, vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (FecomercioSP) e Diretor do Conselho do Comércio Varejista da Federação (CCV).

Voltar para Notícias