Notícias locais
26 de novembro de 2018Encontro anual do Mesa Brasil comemora os bons resultados do programa em São Carlos
O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) participou na noite da última sexta-feira (23), no Sesc São Carlos, do segundo encontro anual do Programa Mesa Brasil, realizado pelo Serviço Social do Comércio.
O Sesc São Carlos, com apoio do Sincomercio, iniciou o Programa na cidade no dia 14 de março de 2017, com a participação efetiva e marcante do presidente do sindicato Paulo Roberto Gullo, que prestigiou encontro. O encontro contou também com a presença do vice-prefeito Giuliano Cardinalli, além de outras autoridades e representantes das empresas doadores e das instituições beneficiadas pelo Mesa Brasil no município.
Em discurso, Paulo Gullo, que também e vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e Conselheiro do Sesc, agradeceu o presidente da FecomercioSP, Abram Szajman e o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda. “Pessoas que aceitaram as minhas reivindicações e tornaram possível esse projeto em São Carlos. O programa, antes chamado de Mesa São Paulo, teve origem em 1994 no Sesc Carmo, e desde 2002 passou a ser nacional. Desde então, como Conselheiro do Sesc, eu buscava trazer o Mesa Brasil para a nossa cidade e após 14 anos incansáveis, conseguimos! Hoje estamos celebrando os bons resultados”.
Durante o encontro, em nome de toda a equipe, a gerente do Sesc São Carlos, Vilma de Marchi, e a gerente do Senac São Carlos, Maria Júlia Valdo Mascaro, prestaram homenagem a Paulo Roberto Gullo em reconhecimento ao seu incentivo e apoio ao programa. “Tanto os doadores quando as instituições atendidas pelo Programa Mesa Brasil são beneficiados. Obrigado a Vilma de Marchi e em nome da nutricionista, Veridiana Blanco Malfetta, dou os meus parabéns a toda sua equipe do Mesa Brasil em São Carlos”, acrescentou Paulo Gullo.
No encontro foram apresentados os números atualizados do Programa Mesa Brasil na cidade, que hoje conta com 20 doadores cadastrados; 35 instituições sociais atendidas (de São Carlos, Ibaté, Itirapina e Descalvado); 4.902 pessoas assistidas; 160 toneladas de alimentos coletadas e distribuídas em 2018; cerca de 16 toneladas coletadas e distribuídas por mês; cerca de 713Kg coletados e distribuídos por dia e mais de 10 oficinas e palestras realizadas, por parceiros como o Senac, para as instituições sociais assistidas pelo programa.
Os alimentos doados são produtos que perderam seu valor comercial, porém ainda estão próprios para consumo, preservando o valor nutricional. São alimentos que apresentam pequenos danos naturais ou fora de padrão, estão muito maduros ou próximos de seu vencimento. Podem ser Hortifrutigranjeiros (legumes, verduras, frutas e ovos); alimentos industrializados / produtos de supermercados (macarrão, açúcar, farinha, queijo, iogurte, suco, hambúrguer, carne etc); pães (salgados e doces sem recheio); carnes, peixes e aves (congelados ou resfriados).
Para o presidente do Sincomercio, os resultados efetivos alcançados pelo Programa demonstram a importância do trabalho.
Voltar para Notícias