Notícias locais
5 de setembro de 2024PROGRAMA LOJA DO FUTURO LEVA ORIENTAÇÃO SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AOS EMPRESÁRIOS DO VAREJO EM BROTAS
Os Impactos da Inteligência Artificial no Varejo foi o tema da palestra de Alexandre Giraldi no evento de lançamento do Programa Loja do Futuro em Brotas. O evento, que aconteceu na última quinta-feira (29), na Associação Comercial e Industrial de Brotas (Acib), reuniu mais de 40 empresários da cidade. Brotas é uma das cidades da base territorial do Sincomercio São Carlos.
Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) de São Carlos, que contou com os apoios da Acib, da Prefeitura de Brotas, do Senac, do Sesc. O Programa Loja do Futuro chega à cidade de Brotas (SP) para trazer ao empresariado práticas inovadoras para melhorar o desempenho dos negócios e ajudar as pequenas empresas a se prepararem para o impacto da Inteligência Artificial no Varejo. O programa visa capacitar empresários do varejo para modernizar a gestão, aumentar a competitividade, digitalizar canais de vendas e estimular acesso a novos mercados
Apresentada pelo consultor de negócios do Sebrae-SP, Alexandre Giraldi, a palestra forneceu insights para os pequenos negócios sobre como simplificar operações e aprimorar a experiência dos clientes. Além de consultor do Sebrae-SP, Giraldi também é administrador de empresas, com MBA em Gestão de Pequenos Negócios, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e em Marketing Digital, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
O Programa Loja do Futuro reúne um conjunto de iniciativas que exploram tecnologias, estratégias e práticas inovadoras para aprimorar a experiência do varejo e melhorar o desempenho de pequenos negócios. Com a capilaridade da sua rede sindical no interior do Estado, a FecomercioSP soma forças na divulgação do projeto, que tem como objetivo final aumentar o faturamento dos pequenos negócios.
Paulo Roberto Gullo, presidente do Sincomercio São Carlos, explicou que o evento é fruto da parceria entre as entidades. “Estamos unindo esforços para aprimorar a qualidade e a excelência do nosso comércio de bens e serviços.” Na opinião do presidente, além da incursão na era digital, o mundo entrou em um vasto e complexo universo tecnológico, cujas ferramentas se tornaram pilares essenciais para o desenvolvimento econômico. “Tão significativo quanto revolucionário, o impacto da Inteligência Artificial sobre o setor varejista surge como um dos eixos centrais desse programa, visando potencializar o desempenho dos empreendimentos e ampliando a competitividade no mercado e as perspectivas de expansão”, ressalta.
Para Gullo, o atendimento ao cliente se pauta não apenas pela prestação de serviço, mas pela imersão em experiências, pela garantia de satisfação e pela implementação de canais de venda que se moldam às demandas do consumidor moderno. “O cenário empresarial se tornou mais ágil, dinâmico e inovador. não se trata apenas de acompanhar as mudanças, mas de assumirmos o papel de protagonistas nesse processo de crescimento econômico”, afirma o presidente.
O projeto é inspirado nas tendências e tecnologias exibidas nas últimas edições das feiras internacionais NRF, de Nova York, e Euroshop, em Düsseldorf, na Alemanha. Além da palestra, o programa contempla oficina sobre experiência do cliente, cuidados com o uso da IA, diagnóstico de maturidade digital e outras soluções que podem ser personalizadas, como consultorias.
Voltar para Notícias