Notícias locais

28 de julho de 2021

SINCOMERCIO SÃO CARLOS participa de audiência pública sobre iluminação e mudanças no trânsito da Vila Prado


O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio), Paulo Roberto Gullo, participou de forma virtual na noite desta terça-feira (27), da 25ª Audiência Pública da Câmara Municipal sobre “Iluminação, Mudança no Trânsito Na Vila Prado”, por iniciativa e convite do vereador Gustavo Pozzi. A audiência contou com a presença de secretários municipais, entre eles o secretário de Serviços Públicos, Mariel Pozzi Olmo e o secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Antonio Clovis Pinto Ferraz (Coca) e demais vereadores.

Paulo Gullo destacou que o Sincomercio São Carlos vem ativamente participando de assuntos de interesse do comerciante da Vila Prado. “A Vila Prado é um dos principais corredores do comércio na cidade e temos visto, cada vez mais, muitas empresas saindo do centro e se instalando nessa região. Avaliar e dar melhores condições de iluminação e mobilidade para o bairro será muito importante para o estímulo do comércio na Vila Prado. O Sincomercio acompanhará as mudanças, que devem, sim, colaborar com o comércio”.

Entre as mudanças apresentadas durante a audiência, tiveram destaque as alterações de direção em várias vias do bairro, principalmente, a proposta de tornar mão única a Avenida Sallum. “Já participamos de várias reuniões e audiências para discutir esses mesmos assuntos, inclusive tivemos em 2018 uma audiência realizada no Salão de Festas da paróquia Santo Antônio, com a presença dos comerciantes e moradores. Esperamos que agora as mudanças sejam efetivadas. São várias reivindicações e melhorias que devem ser feitas”.

Por várias vezes, o Sincomercio São Carlos protocolou ofício pedindo a construção de uma passagem segura em frente à Paróquia Santo Antônio de Pádua, à Avenida Sallum 1108, Praça Padre Roque Pinto de Barros, onde hoje existe apenas um redutor de velocidade. “Esse também é um pedido antigo, que reforçamos na audiência de ontem. Além de garantir maior segurança para comerciantes, funcionários e clientes do comércio da Sallum, a passagem beneficiará toda comunidade e sua construção atende a um pedido direto do Padre Márcio André Massola Gaido”.

Após provocar discussões, o Sincomercio conseguiu, em 2018, que a Prefeitura de São Carlos reavaliasse e mudasse sua decisão em relação à restrição no período de estacionamento no canteiro central da Avenida Teixeira de Barros (Rua Larga), para atender principalmente os comerciantes da região.

Contra Área Azul na Vila Prado

Em 2017, o Sincomercio São Carlos apresentou pesquisa que mostrou que 84% dos comerciantes da Vila Prado eram contra a implantação do sistema de estacionamento rotativo Área Azul, nas avenidas Sallum e Dr. Teixeira de Barros (Rua Larga), no bairro.

A pesquisa, encomendada pelo Sincomercio São Carlos e realizada pelas empresas Projectiva e JFP Consultoria, foi feita por meio de consulta telefônica, individualizada, com gestores de 63 empresas da região de Vila Prado.

A pesquisa, como forma de contribuição do Sincomercio, foi entregue na ocasião ao secretário Coca e ao vereador Gustavo Pozzi, para ser anexada ao processo de uma das audiências sobre o assunto, quando foi concluído que não seria instalado o sistema de estacionamento rotativo, Área Azul, na Vila Prado. “Essa foi uma grande conquista que tivemos para o comércio do bairro”, finalizou Paulo Gullo.

audiência Vila Prado 

Paulo Roberto Gullo, presidente do Sincomercio, em audiência pública sobre a Vila Prado em 2017. “Esperamos que agora as mudanças sejam efetivadas. São várias reivindicações e melhorias que devem ser feitas”

Voltar para Notícias